Vendas no varejo do Brasil sobem pelo 5º mês em setembro |
Vendas no varejo do Brasil sobem pelo 5º mês em setembro

As vendas do comércio varejista cresceram 0,3% em setembro ante agosto, na série com ajuste sazonal, segundo divulgou nesta sexta-feira, 13/11, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Trata-se do quinto mês consecutivo de crescimento. Na comparação com setembro do ano passado, as vendas no varejo registraram um aumento de 5%. Até setembro, as vendas varejistas acumulam altas de 4,7% em 2009 e de 5% nos últimos 12 meses.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista registrou alta de 0,3% no trimestre encerrado em setembro ante o terminado em agosto. O resultado mostra uma desaceleração em relação ao índice de média móvel apurado em agosto (0,65%) e é o menor desde abril. O IBGE divulgou também que, no terceiro trimestre, as vendas do varejo aumentaram 5,3% ante igual trimestre do ano passado. Não há dados trimestrais comparativos ao trimestre imediatamente anterior.

Já os dados do comércio varejista ampliado, que incluem os segmentos de material de construção e automóveis, mostram um aumento nas vendas de 3% em setembro ante agosto e uma alta de 9,1% ante setembro de 2008. No ano, o varejo ampliado acumula crescimento nas vendas de 4,4% e em 12 meses, de 3,3%.

As vendas de veículos, motos, partes e peças aumentaram 9,1% em setembro ante agosto e subiram 18,9% ante setembro do ano passado. Já o segmento de material de construção registrou resultados negativos ante mês anterior (-1,5%) e ante igual mês do ano passado (-8,2%).

Das 10 atividades do varejo pesquisadas pelo IBGE, três registraram queda nas vendas em setembro ante agosto. São elas hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,5%); artigos farmacêuticos, medicamentos, perfumaria (-1,1%) e material de construção (-1,5%). Os maiores aumentos nessa base de comparação ocorreu nos segmentos de equipamentos e material para escritório e informática (8,8%) e veículos e motos, partes e peças (9,1%).

Na comparação com setembro do ano passado, apenas as atividades de combustíveis e lubrificantes (-4,3%) e tecidos, vestuário e calçados (-6,6%) registraram queda nas vendas. A atividade de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, de maior peso na pesquisa do IBGE, aumentou as vendas em 9,7% no mês, contribuindo com 4,5 ponto porcentual do crescimento total de 5,0% nas vendas do varejo em setembro ante igual mês de 2008.

Texto: JACQUELINE FARID – Agencia Estado
O Estado de São Paulo

0 Comentários









Mensagem:


,