A revenda sapo fervido* |
A revenda sapo fervido*

 


“Retransmitimos com alegria a notícia abaixo dando conta da emissão da 1ª NFCe em Produção no Estado de São Paulo ocorrida na data de hoje”. Assim foi comunicado pelas autoridades competentes aos players do mercado de AC da nova fase que finalmente vamos entrar. O S@t já tem data marcada para a obrigatoriedade do seu uso.


É inegável a velocidade e a intensidade das transformações sociais políticas e econômicas em todo mundo e, particularmente, nesse momento no Brasil. Olhando esse cenário a pergunta é: o que tem sido feito, pelas empresas e por você para acompanhar estas mudanças turbulentas? Que respostas tem sido dadas as pressões do ambiente externo?


Estamos mudando a organização, sistemas de informação, sistemas de trabalho e, principalmente, o comportamento das pessoas para enfrentar e vencer este desafio do mundo globalizado da competitividade, de funcionários mais maduros e conscientes?


É aqui que aparece a REVENDA SAPO.


Todos devem conhecer a síndrome do “Sapo Fervido”, que bem se aplica ao cenário que estamos vivendo. Relembrando para aqueles que não se lembram ou não conhecem :


“Vários estudos biológicos provaram que, um sapo colocado numa grande panela com a mesma água de sua lagoa, fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, até que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento da temperatura (mudanças de ambiente) e morre quando a água ferve, inchadinho e feliz. Por outro lado, outro sapo que seja jogado neste mesmo recipiente já com água fervendo salta imediatamente para fora. Meio chamuscado porém vivo!”


Grande parte dos nossos empresários e executivos tem um comportamento similar ao do Sapo Fervido. Não percebem ou não querem perceber as mudanças, acham que está tudo bem, que vai passar, que é só dar tempo ao tempo. Só que esse tempo não passa e não chega e acabam quebrando ou fazem um grande estrago em suas empresas, “morrendo” inchadinhos e felizes, sem terem percebido as mudanças.Outros, porém, ao serem confrontados com as transformações, pulam, saltam, em ações que representam, na metáfora, as mudanças necessárias. Quantas “Revendas Sapos Fervidos” temos hoje por aí?


Endividados, quase morrendo, porém boiando estáveis e impávidos, na água que se aquece a cada minuto, que não perceberam que o conceito de administrar mudou. O antigo administrar, obter resultados através das pessoas, vem sendo sistematicamente substituído por Administrar e fazer as pessoas crescerem através do seu trabalho, atingindo os objetivos da empresa e satisfazendo suas próprias necessidades.


As “Revendas Sapos Fervidos” não percebem que seus gerentes além de serem eficazes (fazer as coisas que prometem), precisam ser eficientes (fazer coisas que funcionam, produzindo o efeito desejado). E que, para isso, o clima interno e do mercado tem que ser favorável ao crescimento profissional com espaço para o dialogo, para a comunicação clara, para o compartilhamento, para o planejamento e para uma relação profissional e adulta. O grande desafio é ter humildade de atuar de forma coletiva.


Durante muitos anos valorizamos o culto ao individualismo e agora a turbulência exige hoje o esforço coletivo, que é a essência da eficácia, como resposta. Estamos todos no mesmo barco (fabricantes, distribuidores, revendas), ou todos tiramos água do barco (ou seria panela?) rapidamente e em equipe, ou morreremos todos.


Chegou a hora de trabalharmos em ações coletivas, que exige muita competência interpessoal para desenvolvimento do espirito de equipe, exige saber partilhar o poder, delegar, acreditar no potencial das pessoas e saber ouvir.


É hora de unirmos nossas competências espalhadas nas milhares de Revendas e nos unirmos uns complementando o outro para nos salvarmos. Não podemos esperar a água ferver, vamos sair chamuscados, mas sobreviveremos. Não é mais hora de vaidades.


As “Revendas Sapos Fervidos” que ainda acreditam que o fundamental é a OBEDIÊNCIA e não a competência, que manda quem pode e obedece quem tem juízo, “boiarão” no mundo da produtividade, da qualidade e do livre mercado.


Acordem “Revendas Sapos Fervidos”, saiam dessa, o mundo mudou, pulem fora antes que a água ferva, ainda dá tempo. O mercado de AC, o Brasil e a nova ordem econômica que está posta precisa de vocês vivos, meio chamuscados, mas vivos e prontos para agir.

 

 


*Por Eduardo Santos, sócio-diretor da AddMark

 

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