O Varejo no coração de tudo |
O Varejo no coração de tudo

O varejo, em sua essência, é talvez no mundo o mais antigo e importante meio para satisfazer o desejo que temos de nos tornar únicos, a nossa marca pessoal.

 

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Kerry Lemos – CEO Retail Pro International

 

No passado, comprar as melhores sedas era menos sobre uma ida aos mercados livres e mais sobre o relacionamento próximo com o comerciante, que conhecia as preferências pessoais e que focava em suas viagens exatamente na seleção dessas demandas de seus clientes.

 

Hoje em dia, a face evolutiva de varejo reflete a transformação do nosso segmento com o objetivo de proporcionar melhores maneiras de se conectar com os clientes e aumentar sua capacidade de atender seus desejos, e por consequência, valorizar sua marca no varejo, aos olhos de seus clientes.

 

A partir do momento que o consumidor mostra interesse num produto e adiciona esse item cobiçado na sua lista de desejos o tempo fica curto e o relógio começa a contar o tempo que o varejista tem para atendê-lo.

 

Com o tempo diretamente ligado ao valor, a base de toda evolução de varejo é a redução do intervalo de tempo entre a inspiração e pesquisa para a compra pelo cliente e o tempo para proporcionar a satisfação em toda sua extensão e em quantidade.

 

O mundo extremamente conectado de hoje apenas serve para reforçar essa realidade

 

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Fórmula para o atendimento: envolvimento do Cliente & Varejo interativo

 

A evolução do varejista está inevitavelmente ligada à sua capacidade de realizar o desejo do consumidor e dois fatores determinam essa capacidade no mercado de hoje mais do que qualquer outra coisa: interação no varejo e o envolvimento do cliente.

 

Desde os primeiros dias da história do varejo, o envolvimento com o Cliente tem representado a principal atividade do varejista.

 

Esta atividade experimentou a aceleração de crescimento ao longo do século passado, evoluindo de um simples one-to-one (olho no olho), da interação num único local para uma interação que se estende por vários canais, locais, tecnologias e público.

 

Neste cenário, da interação no varejo, nasceu novas técnicas usando todo potencial da tecnologia mostrando o que impulsiona o consumidor. Essas técnicas engloba todos os dados de varejo, processos orientados de escolha, avaliação e aproveitamento das informações para catalisar o envolvimento do cliente.

 

Envolvimento do cliente no varejo pode consistir de uma vasta gama de ações desde uma simples conversa durante o processo de vendas, a experiência do usuário durante uma visita ao e-commerce, a evolução dos programas cada vez mais comuns e em constante de fidelidade.

 

Interação varejo é o processo que intencionalmente canaliza os dados dessas atividades permitindo que os varejistas vejam a situação “real’ e tomem decisões que resultem na redução da distância entre o desejo e a satisfação para os consumidores.

 

É o CRM que filtra as respostas e cliques para identificar tendências e preferências; é utilizando histórico de compras do cliente que recomenda um suéter de cashmere cinza sobre o branco com base no consumo de cinco compras recentes.

 

A Plataforma para a evolução de Varejo

 

Como o varejo evolui e a diferença entre o desejo e a realização encolhe em todo o segmento, o aumento das expectativas dos consumidores vem forçando os varejistas a trabalhar mais para manter a suas vantagens competitivas.

 

A tecnologia tem sido o grande catalisador dessa evolução no varejo. A personalização nas oportunidades “verticais” do varejo deve ser utilizada em conjunto com as tecnologias do varejo “horizontal”, tais como plataformas de e-commerce e m-commerce (comércio móvel), para poder fornecer aos consumidores sempre um valor excepcional nas suas experiências de compra.

 

Palavras do Presidente da Retail Pro sobre o varejo atual e futuro

 

 

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