Entenda a Nova NFC-e |
Entenda a Nova NFC-e
A Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) avança pelo País. A tecnologia elimina a necessidade da nota fiscal armazenada em papel. O consumidor pode optar pela emissão da nota via email, ou a geração de um código 2D (QR Code) impresso em um cupom não fiscal na hora da compra, que pode ser lido através de um smartphone ou tablet. As informações ficam todas armazenadas eletronicamente no site da Secretaria da Fazenda de cada estado, e podem ser consultadas a qualquer momento.

A rede de lojas de calçados Paquetá, foi uma das empresas convidadas a testar o modelo em uma de suas lojas em Porto Alegre. A opção foi pelo formato mobile, com utilização de equipamentos como tablets e smartphones para fazer a venda diretamente na loja, sem a necessidade de passar o produto no caixa.“Temos muito mais autonomia e flexibilidade para trabalhar”, resume Gervásio Scheibel, gerente de Sistemas da Paquetá.
O mesmo profissional que faz a venda já recebe o pagamento e emite a nota fiscal, facilitando a vida do consumidor. “Realizamos o processo completo sem a necessidade de filas no caixa”, relata Scheibel. A novidade tem sido bem recebida pelo público, segundo o executivo. “Os clientes ficam impressionados com a agilidade no atendimento e a experiência de compra se torna mais positiva, pois restringimos o tempo de espera para o pagamento, momento considerado o mais incômodo pelo consumidor”, destaca.

Para a rotina corporativa, a medida também representa uma redução significativa de custos. Hoje, a empresa trabalha com um  número de impressoras fiscais por loja que leva em conta apenas os momentos de pico, como o Natal. Durante muitos meses do ano, vários caixas ficam desativados.“As impressoras tradicionais custam cinco vezes menos que as fiscais, só aí já temos um ganho importante”, conta Scheibel. A meta da Paquetá é expandir a tecnologia para todas as suas lojas de forma gradual.
Veja as vantagens da NFC-e para o lojista:

• Elimina a Reduçao “Z”.
• Elimina o uso de Impressoras Fiscais.
• Recupera cupons antigos online para garantias ou serviços técnicos.
• Administração centralizada de todos os pontos de venda.
• Maior Flexibilidade.
• Permite incluir ou trocar o PDV sem a intervenção do Fisco.
• Permite substituir imediatamente um ponto de venda com falha, minimizando o tempo de caixas fechados.
• Minimiza os custos de uso de papel.
• Permite emitir NFC-e em dispositivos portáteis (PDA).
• Proporciona informação de fechamento online.
• Evita inconsistências por saltos ou perdas de numeração.
• Atribui numeração sequencial automaticamente.

Muitos lojistas ainda terão que esperar para usufruir dos benefícios da NFC-e, devido ao déficit de atualização de muitos sistemas de gestão existentes hoje no Brasil. A AddMark, empresa detentora dos direitos de um dos maiores softwares de gestão do mundo, o Retail Pro, aponta: O Brasil está se adequando aos padrões mundiais do mercado de varejo, e isso trará uma evolução significativa para o empresário, o consumidor e o sistema tributário do país como um todo, e a AddMark já está pronta para atender seus clientes e outros lojistas que queiram se adequar a essa tecnologia.
Fonte: mauronegruni.com.br
Edição: Gabriel Tosto Corrêa

0 Comentários









Mensagem:


,